Projeto Novos Curadores, 2010.

A Expomus, em correalização com o Paço das Artes e com o patrocínio do Banco Santander, lançou o programa “Novos Curadores”. Usando a internet como seu principal suporte, “Novos Curadores” é um laboratório de criação e discussão sobre curadoria e arte contemporânea brasileira que procura aproximar o público leigo do processo de criação de uma mostra de arte e não apenas profissionais e especialistas da área. Idealizado pela curadora Rejane Cintrão, recebeu inscrições gratuitas de 7 a 30 de junho de 2010, para interessados de todo o Brasil.

A seleção será feita entre os dias 5 e 9 de julho de 2010, por uma comissão julgadora composta pelos orientadores Cauê Alves, Cristiana Tejo e Franz Manata, e pela equipe de coordenação, levando em conta o ineditismo, a criatividade e a qualificação do candidato. Os resultados estarão disponíveis no dia 12 de julho de 2010 no site da Expomus.

Os seis candidatos escolhidos iniciarão o desenvolvimento dos projetos no período de 19 de julho a 18 de outubro de 2010, partindo da conceituação até a seleção das obras, elaboração de textos de apresentação e disposição das obras no espaço expositivo. O processo se dará por meio de encontros e debates virtuais sob a orientação e interlocução de curadores e designers.

O público poderá conhecer no website do projeto os bastidores da criação e organização de uma exposição de arte, alem de poder comentar e interagir com os novos curadores e contribuir com assuntos para o blog, que trará discussões e informações sobre o mundo das exposições, curadoria e arte contemporânea.

A escolha do vencedor será feita por uma comissão de seleção e pelo público, que poderá votar pelo website do programa, entre 19 e 22 de outubro de 2010. O projeto selecionado será divulgado no dia 27 de outubro de 2010, e executado no Paço das Artes, com inauguração prevista para o dia 25 de janeiro de 2011.

Nos comentários, conheça a equipe completa e o cronograma do projeto.

Anúncios