filmedamalotacaocartaz

A emissora exibe edição do programa “Conexão Roberto D´Avila”, neste domingo (09/08) às 20h, com o cineasta Neville D´Almeida. Considerado um diretor maldito e um dos ícones do cinema marginal, Neville pertence a uma grande safra de cineastas mineiros, que conta com nomes como Júlio Bressane, Rogério Sganzerla, Joaquim Pedro de Andrade, entre outros. A sua ligação com o cinema começou em 1958, no Centro de Estudos Cinematográficos, de Belo Horizonte, onde conviveu com importantes cineastas e críticos da época. Nos anos 60 frequentou cursos de arte dramática na Universidade Federal de Minas Gerais e no New York College.

Ele volta ao Brasil em 1968, em plena ditadura militar. Dirige e produz seu primeiro filme – Jardim de Guerra – uma narrativa fragmentada entre questões políticas, liberdade sexual, feminismo e drogas. O cineasta fala ao “Conexão Roberto D´Avila” sobre esse e outros filmes que também foram proibidos pela censura como “Gatos da Noite”. Em 1978, depois de quase 10 anos banido das telas, ele volta ao Brasil e dirige o seu primeiro grande sucesso: “A Dama do Lotação”, baseado em conto de Nelson Rodrigues. Com Sônia Braga, no papel principal, “A Dama do Lotação” é o segundo filme nacional de maior bilheteria da história, com mais de 6 milhões e meio de espectadores.

Em 1980, o diretor emplaca novo sucesso: “Os Sete Gatinhos”, também da obra de Nelson Rodrigues. Dois anos depois o cineasta faz o seu mais polêmico filme: “Rio Babilônia”, em que mistura política, drogas, sexo, corrupção e prostituição, e traça um  perfil do Rio de Janeiro em cenas extremamente ousadas. Sem ter qualquer filme em cartaz desde 1997, quando rodou “Navalha na Carne”,Neville é um crítico contundente do atual cinema feito no país –  que ele classifica de “cinema mauricinho”. Durante a entrevista, Neville comenta sobre o sucesso de seus filmes e da exposição “Cosmococa” que fez junto com Hélio Oiticica. Sem reprise.

No Rio de Janeiro, a TV Brasil está disponível no canal 2 da TV aberta. E na TV paga: Net no canal 18 e Sky no canal 116. Em UHF analógico, a TVE está no canal 32 e no UHF digital, canal 41.

Anúncios