A emissora exibe à meia-noite de domingo (27/07) o filme Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá (Sílvio Tendler, 2007).

Uma entrevista feita com o geógrafo baiano Milton Santos em 4 de janeiro de 2001 é o ponto de partida deste documentário, inédito na TV aberta. O filme registra a última fala gravada de Milton, falecido em 24 de junho de 2001, na cidade de São Paulo, aos 75 anos. Milton Santos foi o único estudioso fora do mundo anglo-saxão a receber o prêmio Vautrin Lud, considerado o Nobel da Geografia, pelo conjunto de sua obra, em 1994.

O documentário foi premiado com o Candango de Melhor Filme – Júri Popular, no Festival de Brasília. Com duração de 89 minutos, tem no elenco Paul Claval, Maria Adélia Aparecida de Souza, Maria Auxiliadora, Roberto Lobato Corrêa, Manoel Correia de Andrade, Carlos Walter Porto-Gonçalves, Noam Chomsky, Eduardo Galeano e Aílton Krenak. A narração é feita por Beth Goulart, Fernanda Montenegro, Milton Gonçalves, Matheus Nachtergaele e Osmar Prado.

No Rio de Janeiro, a A TVE Brasil está disponível no canal 2 da TV aberta. E na TV paga: Net no canal 18 e Sky no canal 94. Em UHF, a TVE está no canal 32. O sinal da emissora enviado por satélite não está codificado e pode ser recebido pelas antenas parabólicas no canal 3, freqüência 3760.

Anúncios