Nesta quarta (21/11) às 21h na TV Cultura, o programa Cultura Mundo exibe documentário sobre a obra do italiano Gian Lorenzo Bernini (1598-1680).

Durante sua longa vida afirmou-se como o grande mestre do barroco. Sua atividade se desdobra na escultura e na arquitetura. Como escultor, Bernini é notável já pelas conhecidíssimas obras como o Davi, o grupo de Apolo e Dafne, os bustos de Scipione Borghese e o de Luis XIV, este último em Versalhes.

Arquiteto-decorador basta que nos recordemos, na Igreja de São Pedro, do baldaquino, com colunas retorcidas, e do trono do Santo. Como urbanista que modifica o visual de Roma vamos citar a Fontana dei Fiumi, na praça Navona, o Tristão, na praça Barberini, além das colunatas góticas na praça de São Pedro. Ainda mencionemos a planta central da Igreja de Santo André, no Quirinal.

Sobre o programa
Cultura Mundo reúne documentários sobre temas atuais produzidos, em grande parte, pela BBC de Londres. Entre as séries estão Histórias do Futebol, O Código da Bíblia, Os Segredos das Pirâmides, Coliseu, A Arena da Morte e O Último Dia de Pompéia, todos da rede britânica.

Anúncios