A emissora preparou uma sessão especial em sua programação: cinco filmes que tem como temas, obras e escritores da nossa literatura. O programa Tesouros brasileiros exibirá neste domingo (09/09) a partir das 9h, os seguintes títulos:

Às 9h02, o primeiro filme é Perto de Clarice (João Carlos Horta, 1982). O documentário aborda aspectos da personalidade e da alma da escritora Clarice Lispector, lembrada por ocasião da sua morte, em depoimentos de amigos, colegas e parentes. Os depoimentos são intercalados por trechos de uma entrevista que Clarice concedeu a uma emissora de televisão. Duração: 9 minutos.

Em seguida, às 9h12 é a vez de O Grande Circo Místico (João Carlos Horta, 1977). O universo poético de Jorge Lima é transposto para as telas: a infância em Alagoas, os sonhos da adolescência e o primeiro livro editado. Autor de O Grande Circo Místico e Invenção de Orfeu, sua maior obra, o poeta também faz, no filme, suas confidências familiares, pouco divulgadas. Duração: 22 minutos.

Às 9h34 é a vez do filme Casa Grande & Senzala (Geraldo Sarno, 1933). Através do depoimento de Gilberto Freire, autor de Casa Grande & Senzala, de imagens e gravuras documentais – Debret, Rugendas e Lula Cardodo Ayres – o filme descreve a organização familiar, a estrutura da sociedade escravocrata e as relações entre senhores e escravos nas fazenda e nas senzalas. Duração: 14 minutos.

Na sequência, às 9h49, será exibido o filme Castro Alves 1847-1871 (Humberto Mauro, 1948). O documentário apresenta a trajetória pessoal e a carreira do poeta baiano Castro Alves, destacando sua importância para a abolição da escravatura. Duração: 20 minutos.

Às 10h10, o último filme é Um Apólogo – Machado de Assis 1839-1939 (Humberto Mauro, 1939). Realizado por ocasião do centenário do imortal Machado de Assis, o filme aborda a vida e trajetória profissional de um dos mais importantes escritores do Brasil, citando suas principais obras. Em seguida, há a dramatização do célebre conto O Apólogo. Duração: 14 minutos.

Sobre o programa
O programa Tesouros brasileiros apresenta ao público obras de inestimável valor histórico – a maioria ainda inédita na televisão brasileira. A oportunidade de ver clássicos da década de 20 e 30, além de produções menos remotas não exibidas em TV por não apresentarem condições perfeitas. Apresentado pela atriz Zezé Motta, o programa é exibido às terças às 17h, com reprise aos domingos às 9h.

O Canal Brasil é sintonizado pelo canal 66 da Net e Sky.

Anúncios