Neste domingo (08/07) às 23h, o programa DOCTV III apresenta o documentário inédito Metros Quadrados (Ines Linke e Louise Ganz, 2007). O filme será exibido em rede pública de televisão, nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, sendo pela TV Cultura em São Paulo e pela TVE Brasil no Rio de Janeiro.

A cidade de Belo Horizonte possui hoje 70.000 lotes não ocupados (10% das propriedades privadas) que, para o grupo de artistas e arquitetos do Projeto Lotes Vagos, são espaços potenciais para contínuas ações de intervenção que podem transformá-los em espaços públicos temporários.

Esse projeto criou as diretrizes para o documentário, que reconstrói as relações entre as pessoas por meio de intervenções em lotes desocupados, enfocando, sobretudo, sua repercussão na paisagem urbana e no comportamento social.

Metros Quadrados discute idéias como o vago, a propriedade, o jardim e o uso coletivo. Também registra uma cidade invisível, na qual os lotes são revelados como lugares potenciais para criar múltiplos lugares e transformações. Duração: 52 minutos.

Anúncios