O programa Curta Brasil exibido pela TVE Brasil neste sábado (07/07) à meia noite traz dois documentários realizados pelo cineasta Zelito Viana, em 2005, tendo como foco as artes plásticas.

No primeiro Ferreira Gullar – A necessidade da arte, o poeta maranhense Ferreira Gullar comenta o papel da obra de arte na formação do ser humano. Seu depoimento é intercalado com pinturas que expressam toda a evolução da humanidade.

O segundo, Aparecida Azedo, uma vida em 24 quadros, foi construído a partir da entrevista com a artista Aparecida Azedo, que fala de sua singular trajetória, ilustrada pelas imagens de suas pinturas em estilo naif. Aparecida nasceu em Brodósqui, no interior de São Paulo, e faleceu no Rio em 2006.

Os convidados para o debate após a exibição dos filmes são o diretor Zelito Viana e o professor de Artes Hélio Carvalho.

No Rio de Janeiro, a A TVE Brasil está disponível no canal 2 da TV aberta, no canal 18 da NET e em UHF no canal 32. Para todo o Brasil, o sinal da emissora é sintonizado no canal 94 da SKY e para alguns municípios, pela NET. O sinal da TVE enviado por satélite não está codificado e pode ser recebido pelas antenas parabólicas no canal 3, freqüência 3760.

Anúncios